Ambiente de Negócios - Mapa Estratégico da Indústria
MAPA ESTRATÉGICO DA INDÚSTRIA 2023 2032
O CAMINHO PARA A NOVA INDÚSTRIAConheça os principais objetivos e metas que impulsionam o desempenho, a competitividade e o crescimento sustentável do setor industrial.
O Caminho para a Nova Industria
Label Alternativo
Nota: A distância até a meta foi calculada para cada indicador como um indicador de 0% a 100% em que 0 é o valor atribuído ao pior valor da série histórica e 100 é atribuído à meta estabelecida pela CNI. Foi calculada uma média simples dos indicadores de cada tema prioritário, sendo e o indicador final foi calculado como uma média simples dos indicadores dos temas prioritários. Quando o indicador não possuía dado para os anos mais recentes, por uma questão de defasagem na publicação dos dados, o último dado disponível foi replicado. Os indicadores serão atualizados à medida que novos dados forem publicados.
Ambiente Regulatório
Problema
Solução
Benefícios esperados
Disponível em: <https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/reg/arquivos/tomada-de-subsidio-01-2022-v11.pdf>. Acesso em: 26/07/2023.
Objetivos
Aumentar o índice de qualidade regulatória para 0,6 até 2032.
Fonte: Worldwide Governance Indicators, Banco Mundial.
- Fomentar a criação de estrutura governamental de governança, para apoiar o processo de adequação de normas legais e regulamentares aos padrões OCDE, que conte com a contribuição ativa do setor produtivo nacional.
- Apoiar a aprovação de código de defesa dos contribuintes e a atualização do código tributário nacional, após a reforma tributária.
- Estimular o desenho de programa de qualidade regulatória para os níveis estadual e municipal.
- Promover a criação de mecanismos de autorregulação empresarial.
- Fomentar a criação de programas de capacitação para formar quadros capazes de utilizar corretamente as ferramentas regulatórias.
- Estimular a aplicação de ferramentas como Análise de Impacto Regulatório (AIR), Consultas Públicas e Agendas Regulatórias ao longo do processo regulatório, de forma harmonizada e sistemática.
- Estimular mecanismos de simplificação regulatória, como filtros de qualidade para a produção normativa e revisões periódicas das regulações existentes de forma a se manterem relevantes e atuais.
- Garantir acesso simplificado/unificado/tempestivo aos marcos regulatórios.
- Assegurar a coerência regulatória e maximizar a aderência ao devido processo legislativo.
- Criar, fortalecer e disseminar espaços e mecanismos para consulta ao setor produtivo na alteração de marcos regulatórios, na construção de políticas públicas e na definição de posicionamentos do governo brasileiro sobre temas estratégicos para o setor no país e no exterior.
- Definir critérios claros e objetivos para a adoção de mecanismos de equivalência regulatória para produtos e processos que já tenham sido avaliados por outras agências reguladoras de referência e que possam ser adotados automaticamente pelo Brasil.
Aumentar a posição do Brasil no ranking de “procedimentos administrativos conduzidos sem atrasos injustificados” (93° posição para a 45° posição)
Fonte: CNI, com base nos dados do World Justice Project.
- Estimular a adoção do Licenciamento 4.0, que moderniza os processos de liberação de licenças, alvarás, permissões, autorizações e cadastros de empresas no país.
- Fomentar projetos que contribuam para a digitalização da análise de pedidos de licença.
- Aperfeiçoar o licenciamento ambiental, mediante a edição de norma nacional para uniformizar e dar agilidade aos procedimentos.
Segurança Jurídica
Problema
Solução
Benefícios esperados
Disponível em: <https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/01/Contencioso_tributario_relatorio2020_vf10.pdf>. Acesso em 28/07/2023.
“O tempo médio dos processos eletrônicos é de 3,4 anos, representando quase um terçodo tempo médio de 9,9 anos dos processos físicos”. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2022/09/sumario-executivo-jn-v3-2022-2022-09-15.pdf>. Acesso em 27/07/2023.
Objetivos
Aumentar o índice de segurança jurídica para 0,6 até 2032
- Crescimento de 2,4% a.a.
Fonte: Worlwide Governance Indicators, Banco Mundial.
- Promover a cultura de respeito aos precedentes em todos os graus de jurisdição.
- Estabelecer diretrizes claras para evitar a aplicação de penalidades cumulativas pelo mesmo fato por diferentes órgãos e instituições públicas pelo mesmo fato.
- Avaliar os impactos econômicos e sociais das decisões judiciais.
- Minimizar a flutuação das interpretações judiciais.
- Atuar com moderação em matérias de elevado perfil técnico e/ou escolhas políticas.
- Respeitar o passado (regras de transição) quando houver mudanças de interpretação.
- Democratizar procedimentos de participação da sociedade civil previamente à superação de precedentes.
- Conferir maior efetividade à participação de representantes empresariais nos feitos que resultem em precedentes de maior destaque ou força vinculante.
- Reduzir as fontes de judicialização, em especial por parte do poder público, que é o maior litigante do país.
Aumentar o índice de mecanismos alternativos de resolução de conflitos para 0,70 até 2032
- Crescimento de 1,0% a.a.
Fonte: World Justice Project (WJP).
- Promover mecanismos alternativos de solução de conflitos, como a arbitragem e a conciliação
- Estimular a utilização de mecanismos de prevenção de conflitos como Comissões de Conciliação Prévia (CCPs).
- Estimular a composição extrajudicial envolvendo atores públicos.
- Promover a solução pacífica, consensual e extrajudicial de conflitos -inclusive trabalhistas - com segurança jurídica sobre o acordado.
- Aumentar as hipóteses de utilização de arbitragem.
Governança
Problema
Solução
Benefícios esperados
Disponível em: <https://worldjusticeproject.org/rule-of-law-index/global>. Acesso em 28/07/2023.
Objetivos
Aumentar o índice de eficácia do governo brasileiro para 0,60 até 2032
- Crescimento de 3,5% a.a.
Fonte: Worlwide Governance Indicators, Banco Mundial.
- Incentivar a participação ativa do setor industrial em processos de tomada de decisão, consultas públicas e auditorias sociais, permitindo maior accountability e engajamento empresarial.
- Alinhar a atuação das diversas entidades do setor público, evitando os sombreamentos e as atuações descoordenadas.
- Alinhar a atuação das esferas federal, estadual e municipal, de acordo com as competências estabelecidas no pacto federativo, para evitar atuações em sentido contrário e insegurança jurídica.
Aumentar o índice de governança corporativa para 6,5 até 2032 no comparativo de países
- Crescimento de 2,6% a.a.
Fonte: World Competitiveness Yearbook, International Institute for Management Development (IMD).
- Promover programas de capacitação e treinamento para gestores, executivos e colaboradores sobre governança corporativa e compliance, adaptados às diferentes realidades das empresas.
- Fomentar o monitoramento e a apresentação de resultados de questões relacionadas à governança corporativa.
- Estimular a realização de auditorias internas e externas periódicas para verificar a conformidade com os padrões de governança corporativa e compliance.
Aumentar o índice de desempenho estatístico brasileiro para 85,0 até 2032
- Crescimento de 0,8% a.a.
Fonte: Statistical Performance Indicators (SPI), Banco Mundial.
- Fomentar a consolidação de um portal nacional eletrônico, atualizado com o compilado de regras (leis e atos normativos infralegais), com expressa indicação do que está, ou não, em vigor.
- Incentivar o uso de soluções que fomentem a transparência e a participação social no processo regulatório.
Aumentar a nota do Brasil para a pergunta sobre a presença de corrupção para 4,00
- Crescimento de 10% a.a.
Fonte: CNI, com base nos dados do World Competitiveness Yearbook (IMD).
- Fortalecer as instituições e aperfeiçoar os instrumentos de prevenção e combate à corrupção.
Desburocratização
Problema
Levantamento realizado pelo Banco Mundial⁵ em 2021, aponta que é mais desafiador abrir uma empresa, registrar uma propriedade, cumprir com as obrigações fiscais ou obter um alvará de construção na média dos estados brasileiros do que na maioria dos demais países da América Latina e Caribe e das economias de alta renda da OCDE.
Solução
Para possibilitar a desburocratização, é necessário investir na transformação digital do governo e na nacionalização de procedimentos. É necessário avaliar sobreposições de demanda por informações para diferentes órgãos públicos e promover o compartilhamento dessas informações, retirando a carga das empresas.
Benefícios esperados
Doing Business Subnacional Brasil, Banco Mundial, 2021.
Objetivos
Aumentar a nota do Brasil para a pergunta sobre quanto a burocracia prejudica os negócios para 4,0
- Crescimento de 12,5% a.a.
Fonte: CNI, com base nos dados do World Competitiveness Yearbook (IMD).
- Modernizar procedimentos para simplificar licenciamento, abertura e baixa de empresas.
- Desenvolver estratégias e consolidar propostas para reduzir a burocracia em procedimentos que mais impactam o setor industrial.
- Estimular a adoção de medidas que simplifiquem e agilizem os processos no setor público, reduzindo a morosidade e os entraves capazes de prejudicar a eficiência e a transparência.
- Contribuir para a redução do excesso de procedimentos burocráticos, que afetam o ambiente de negócios.
- Estimular o acesso digital a informações de serviços notariais e do setor público, bem como a sua solicitação e prestação.
Aumentar o índice de desenvolvimento do Governo Eletrônico a nota máxima até 2032
- Crescimento de 2,4% a.a.
Fonte: CNI, com base nos dados do E-Government Development Index das Nações Unidas (ONU).
- Aprimorar o acesso digital aos serviços públicos e melhorar o atendimento à população.
- Disponibilizar de forma unificada informações relativas à atividade às quais as empresas estão submetidas (regulações e regulamentos federais vigentes), facilitando o acesso e evitando redundâncias e incompatibilidades.
- Criar mecanismos para que as informações disponibilizadas de forma digital à população e empresas sejam mantidas atualizadas.
Segurança Pública e Defesa do Estado
Problema
Solução
Benefícios Esperados
Levantamento conduzido pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) com base em dados de 14 setores produtivos.
Objetivos
Reduzir pela metade o impacto econômico da violência até 2032
(U$ 1.032 per capita)
- Redução de 5,2% a.a.
Fonte: Economic Value of Peace 2021, Institute for Economics and Peace (IEP).
- Articular a integração entre as diversas esferas governamentais, forças policiais, órgãos de inteligência e setor privado, a fim de coordenar as ações de segurança e melhorar o combate ao crime.
- Promover o combate à pirataria e à venda de produtos roubados.
Reduzir pela metade o nível de roubo de cargas até 2032, alcançando o volume de 6.773
- Redução de 6,1% a.a.
- Implementar a rede 5G nas rodovias, a fim de possibilitar melhor monitoramento das cargas.
- Promover a modernização e a adequação tecnológica dos sistemas de monitoramento veicular.
- Fortalecer a atuação dos serviços de inteligência das áreas de trânsito e de segurança pública no combate aos grupos organizados de furto e roubo de cargas.
- Promover ações voltadas para a repressão aos crimes de furto e roubo de cargas em todo o território nacional.
- Incentivar a manutenção de sistema de informações para compartilhamento dados entre órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas.
Atingir pontuação máxima no Índice Global de Cibersegurança
Fonte: CNI, com base nos dados da International Telecommunication Union (ITU).
- Desenvolver e implementar programas de conscientização para empresas brasileiras, a fim de educar funcionários e gestores sobre as melhores práticas de segurança cibernética, incluindo o reconhecimento de ameaças e como evitá-las.
- Incentivar a obtenção de certificações de segurança cibernética.
- Estabelecer parcerias com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais para promover o desenvolvimento de tecnologias avançadas de segurança cibernética e políticas de combate a crimes cibernéticos.
Aumentar a participação de despesas com defesa em relação ao total realizado para 0,5% até 2032
- Crescimento de 0,04 p.p. ao ano
Fonte: Portal da transparência.
- Estimular o direcionamento de recursos para áreas estratégicas associadas à defesa nacional.
- Ampliar os recursos à pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de defesa.
- Promover parcerias e acordos de cooperação com outros países, para incentivar o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e práticas de defesa.
Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF CEP 70040-903