Baixar mapa estratégico
Mapa Estratégico dos Estados

Mapa Estratégico da Indústria

O Mapa Estratégico da Indústria 2023–2032 apresenta os principais desafios a serem superados pelo Brasil nos próximos dez anos.

A iniciativa propõe uma agenda para que o país realize mudanças estruturais, considerando o ambiente econômico mundial e nacional. Ela é formada por ações nacionais elaboradas pela Confederação Nacional da Indústria e por propostas regionais desdobradas pelas federações das indústrias dos estados e do Distrito Federal.

Selecione a federação e confira o documento do mapa estratégico do estado

FIERN - Rio Grande do Norte

Mapa Estratégico do estado do Rio Grande do Norte

O Mapa Estratégico da Indústria do Rio Grande do Norte 2023 – 2032 identifica os principais desafios para tornar a indústria do estado mais competitiva e adaptada às transformações globais. Ele visa desenvolver novas competências e promover mudanças estruturais, considerando as particularidades regionais e mudanças no ambiente econômico.

Fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e a CNI, o estado foi o primeiro a realizar o desdobramento do Mapa Estratégico da Indústria. Por meio de oficinas técnicas e entrevistas com lideranças locais, o trabalho resultou em 133 iniciativas focadas em impulsionar a competitividade local, contemplando 43 possíveis ações novas para a FIERN e 18 sugestões de iniciativas para a CNI, além de sete sugestões para aprimorar o Mapa Estratégico da Indústria nacional. Adicionalmente, foram propostos dois objetivos novos que visam fortalecer a infraestrutura aeroportuária e o desenvolvimento regional do Rio Grande do Norte.

Documentos do Mapa Estratégico da Indústria 2018 - 2022
Tendências mundiais e nacionais com impacto na indústria brasileira pdf 11326295
Strategy Map for Industry pdf 5255651
Apresentação - Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 - versão completa pdf 6175923
Apresentação - Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 - versão resumida pdf 1894891
FIERO - RONDÔNIA

Mapa Estratégico do estado de Rondônia

O Mapa Estratégico da Indústria de Rondônia 2025–2032 define as diretrizes e prioridades para fortalecer a competitividade da indústria local, alinhando o estado às transformações da nova economia global. O documento identifica desafios e oportunidades para o desenvolvimento industrial, considerando as características regionais, o potencial logístico de Rondônia e a necessidade de conciliar crescimento econômico com sustentabilidade ambiental.

Fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estado avança na regionalização do Mapa Estratégico da Indústria, estabelecendo um modelo de atuação integrado e colaborativo. O trabalho envolveu oficinas técnicas e entrevistas com lideranças empresariais e institucionais, resultando em 162 iniciativas voltadas ao aumento da competitividade local.

As ações priorizadas abrangem oito fatores-chave (entre eles, ambiente de negócios, desenvolvimento produtivo, educação e infraestrutura) e refletem o compromisso da FIERO em promover uma indústria moderna, inovadora e sustentável. O Mapa Estratégico da Indústria de Rondônia consolida-se, assim, como uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas e iniciativas empresariais voltadas ao crescimento industrial e à geração de oportunidades para toda a sociedade rondoniense.

FIETO - TOCANTINS

Mapa Estratégico do estado do Tocantins

O Mapa Estratégico da Indústria do Tocantins 2025–2032 define os caminhos para fortalecer a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria tocantinense. O documento identifica desafios e oportunidades em áreas como inovação, infraestrutura, qualificação profissional e sustentabilidade, considerando as potencialidades regionais e as transformações da nova economia global.

Resultado da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o projeto contou com oficinas técnicas e entrevistas com lideranças locais, culminando em 78 iniciativas distribuídas entre os oito fatores-chave da competitividade industrial. As ações propõem o fortalecimento da indústria por meio da modernização produtiva, da ampliação do uso de energias renováveis e da integração entre setor produtivo, governo e academia.

O Mapa Estratégico da Indústria do Tocantins se consolida como uma ferramenta essencial para orientar políticas e investimentos, impulsionando o crescimento econômico e posicionando o estado como referência em inovação e sustentabilidade na região Norte.

Documentos do Mapa Estratégico da Indústria 2007 - 2015
Mapa Estratégico da Indústria 2007 - 2015 Parte 1 pdf 4747090
Mapa Estratégico da Indústria 2007 - 2015 Parte 1 pdf 4747090
7° Relatório - Mapa Estratégico 2012 pdf 1744382
6° Relatório - Mapa Estratégico 2011 pdf 3043962
5° Relatório - Mapa Estratégico 2010 pdf 2249219
4° Relatório - Mapa Estratégico 2009 pdf 4081001
3° Relatório - Mapa Estratégico 2008 pdf 14672992
2° Relatório - Mapa Estratégico 2007 pdf 842806
1° Relatório - Mapa Estratégico 2006 pdf 523351
Caderno de Indicadores - Relatório de Gestão 2012 pdf 3043962
Caderno de Indicadores - Relatório de Gestão 2011 pdf 376879
Caderno de Indicadores - Relatório de Gestão 2010 pdf 2249219
Caderno de Indicadores - Relatório de Gestão 2009 pdf 1458829
Caderno de Indicadores - Relatório de Gestão 2008 pdf 1523466
FIER - RORAIMA

Mapa Estratégico do estado de Roraima

O Mapa Estratégico da Indústria de Roraima 2025–2032 identifica os principais desafios para transformar a indústria local, promovendo competitividade e adaptação às dinâmicas globais. Com foco nas barreiras logísticas, no aproveitamento sustentável dos recursos naturais e na abertura para integração internacional, o documento aponta caminhos para o desenvolvimento regional e modernização do setor industrial de Roraima.

Resultado da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e a CNI, o estado estruturou seu Mapa Estratégico a partir de oficinas técnicas e da escuta de lideranças regionais. O trabalho culminou em 257 iniciativas direcionadas ao cenário local, que abrangem ações para diversificação das cadeias produtivas, digitalização, sustentabilidade, inovação e educação profissionalizante. Entre as novidades, destacam-se objetivos voltados ao fortalecimento da infraestrutura energética e à logística integrada com a Amazônia e mercados internacionais, além de sugestões para aprimorar a versão nacional do Mapa Estratégico. O esforço contribui para alinhar as demandas locais à agenda nacional da indústria, garantindo progresso sustentável e competitivo para a próxima década.

FIERGS - RIO GRANDE DO SUL

Mapa Estratégico do estado do Rio Grande do Sul

O Mapa Estratégico da Indústria do Rio Grande do Sul 2025–2032 aponta os principais desafios para ampliar a competitividade industrial diante de um cenário marcado por eventos climáticos extremos e a necessidade de fortalecer a infraestrutura. Focado na preparação frente às transformações globais e regionais, o documento destaca a busca por resiliência climática, inovação tecnológica e fortalecimento das cadeias produtivas.

Fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a CNI, o projeto foi desenvolvido a partir de oficinas técnicas com lideranças locais, resultando em 232 iniciativas voltadas ao desenvolvimento industrial. Dentre elas, destacam-se ações para reforço da infraestrutura logística e energética, programas para modernização educacional e produtiva, além da inclusão de um novo objetivo relativo à resiliência climática. Foram também apresentadas propostas para o aprimoramento da versão nacional do Mapa Estratégico. Assim, o trabalho integra esforços estaduais à agenda estratégica da indústria nacional, fomentando um ambiente propício para o avanço sustentável e competitivo do setor no estado.